Garra, Coragem & Determinação

{inspiraração;insight}

Há dois anos iniciei minha trajetória na área de Recursos Humanos, carinhosamente hoje em dia revolucionada para o termo Talent Acquisition (que eu amo!). Mas foi no último ano que encontrei o desafio que precisava para me impulsionar, o vetor para me fazer acordar todos os dias de manhã e dedicar oito horas do meu dia com bastante motivação, o recrutamento Tech.

Sim, prazer, eu sou Tech Recruiter, a “profissão do momento”, a queridinha do RH no contexto pré e pós pandêmico me pescou e eu caí nessa rede com tudo. Por mais que a minha base seja da graduação em Relações Internacionais, fiz jus aos cinco períodos de Psicologia cursados, que me fez ingressar e imergir nesse universo humano em 2019.

Mas o que eu quero dizer nesse post? Vou chegar lá! Essa foi só uma contextualização do insight que acabei de ter nessa madrugada e que me despertou para uma escrita que não antes tinha me desafiado, que é a escrita sobre o mundo da Psicologia Organizacional. A insônia apareceu e a vontade de ler aquele livro comprado na viagem para Chicago, em fevereiro desse ano, veio junto. Aliás, apesar de ter lido apenas o primeiro capítulo, recomendo fortemente essa aquisição. Livro: Talent Sourced: A Comprehensive Guide to Sourcing Talent Online – Jonathan Kidder

Através desse livro, descobri a importância de cultivar um pensamento de crescimento, conhecido como Growth Mindset, grit, and perseverance. Esses termos foram lançados pela psicóloga e escritora Angela Duckworth, em sua apresentação para o TED Talks intitulada de Grit: The Power of passion and perseverance. E basicamente, me baseando nos insights do livro do Jonathan Kidder, vou seguir com alguns highlights interessantes, não somente sobre skills para desenvolvermos como profissional do recrutamento e seleção de tecnologia, mas ainda, skills a serem desenvolvidas no âmbito pessoal.

Meios para cultivar o pensamento de crescimento, a garra e a perseverança:

  • Pratique o auto controle – Comece a praticar um pouco de auto disciplina e auto controle diante de situações adversas, principalmente de desapontamento, pressão e rejeição. O Growth Mindset envolve a habilidade de resistir a distrações e empurrar obstáculos passados, mantendo o foco e motivação até que você atinja seu objetivo.
  • Glass Castle – Esse termo é bem complexo, mas pela minha compreensão consiste em um perfeccionismo e um medo de errar tão grande que provoca um fracasso de paralisia a longo prazo. O próprio autor enfatiza: “To learn you must break things and learn from those mistakes”. Isto é, quem tem medo de errar, congela e estará designada ao fracasso. Simplesmente, tenha a habilidade de tomar pequenos riscos. Coragem!
  • Aceite que a mudança é constante – Eu lido com constantes processos globais no trabalho e percebo no meu cotidiano que, se eu não me adaptar, eu paro no tempo. Então, obviamente organizar nossos objetivos é importante, mas mais importante para obtermos sucesso é reconhecer que muitas vezes a curva não é linear, e seus goals podem ser alterados ou até mesmo negligenciados. Essas questões acontecem com todos nós e não é um sinal de fracasso, ao invés disso, mostra suas habilidades de resolução de problemas.
  • Evite a auto depreciação – Quando as coisas dão errado, ao invés de ser rígido com você mesmo, confie, confie, (mais uma vez), CONFIE que você irá trabalhar o seu melhor nessa questão e encontrar uma boa solução para o ocorrido. Permanecer otimista irá te fazer criar um thick-skin, ou melhor, uma casca grossa que evitará que você entre em um loop de auto diminuição.
  • Reconhecer as pequenas conquistas – Mesmo que você tenha um radar ou diário para checar suas grandes vitórias, reconheça a importância dos “baby steps”, ou seja, aquela conquista tão pequena precisa ser comemorada e reconhecida. São atitudes que ajudam a manter o foco e a satisfação de ver seu progresso de pouquinho em pouquinho.

Agora que esses insights – baseados no livro de Jonathan Kidder – foram expostos, quero focar no termo Grit, ou Garra, base fundamental para se construir um Growth Mindset, ou melhor, um pensamento de crescimento. Grit significa garra, coragem, determinação e força de caráter, é a paixão e perseverança que colocamos nas nossas metas, com resistência, resiliência e resignação (os 3 erres que gosto de falar). Grit é do not give up on your future, e viver a vida como ela é, não desistindo da guerra porquê perdeu uma batalha.

São 05:39 de segunda-feira, 27 de Junho de 2022, mês em que sofri uma das maiores situações adversas da minha vida, em que precisei de muita força, não para sair do fundo do poço, mas principalmente para nunca voltar para esse lugar. Além de persistência e sabedoria para dizer todos os dias para mim, “me recuso a afundar”. E estou aqui, me levantando, me reerguendo, sem mágoa, com muito amor para dar e vender ainda, e com muita empatia e acolhimento para trocar.

Espero que gostem. ❥

2 comentários em “Garra, Coragem & Determinação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s